sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Música

TRABALHANDO COM MÚSICA Ás vezes na hora de planejarmos nossas aulas no Semanário temos dificuldade de trabalhar alguns Eixos propostos nos Referenciais. Nesta postagem colocarei algumas propostas interessantes para trabalhar MÚSICALIZAÇÃO com embasamento teórico dos Referenciais. OBJETIVOS Crianças de zero a três anos O trabalho com Música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: • ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; • brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais. Crianças de quatro a seis anos Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de: • explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo; • perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. CONTEÚDOS A organização dos conteúdos para o trabalho na área de Música nas instituições de educação infantil deverá, acima de tudo, respeitar o nível de percepção e desenvolvimento (musical e global) das crianças em cada fase, bem como as diferenças socioculturais entre os grupos de crianças das muitas regiões do país. Os conteúdos deverão priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa linguagem. Serão trabalhados como conceitos em construção, organizados num processo contínuo e integrado que deve abranger: • a exploração de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio; • a vivência da organização dos sons e silêncios em linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas; • a reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano é importante forma de conhecer e representar o mundo. Os conteúdos estarão organizados em dois blocos: “O fazer musical” e “Apreciação musical”, que abarcarão, também, questões referentes à reflexão. O fazer musical é uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio da improvisação, da composição e da interpretação. Improvisar é criar instantaneamente, orientando-se por alguns critérios pré-definidos, mas com grande margem a realizações aleatórias, não-determinadas. Compor é criar a partir de estruturas fixas e determinadas e interpretar é executar uma composição contando com a participação expressiva do intérprete. CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS • Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. • Interpretação de músicas e canções diversas. • Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS Nesta fase ampliam-se as possibilidades de trabalho que já vinham sendo desenvolvidas com as crianças de zero a três anos. Os conteúdos podem ser tratados em contextos que incluem a reflexão sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical. • Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e “personaliza” cada som). • Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade16 na organização e realização de algumas produções musicais. • Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ ou a improvisação musical. Repertório de canções para desenvolver memória musical. Apreciação musical A apreciação musical refere-se a audição e interação com músicas diversas. CRIANÇAS DE ZERO E TRÊS ANOS • Escuta de obras musicais variadas. • Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS • Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países. • Reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc. (a forma). • Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR • sensibilizar-se em relação às questões inerentes à música; • reconhecer a música como linguagem cujo conhecimento se constrói; • entender e respeitar como as crianças se expressam musicalmente em cada fase, para, a partir daí, fornecer os meios necessários (vivências, informações, materiais) ao desenvolvimento de sua capacidade expressiva ORGANIZAÇÃO DO TEMPO • explorar materiais adequados à confecção; • desenvolver recursos técnicos para a confecção do instrumento; • informar-se sobre a origem e história do instrumento musical em questão; • vivenciar e entender questões relativas a acústica e produção do som; • fazer música, por meio da improvisação ou composição, no momento em que os instrumentos criados estiverem prontos. Alguns Jogos e Brincadeiras A gatinha parda Faz-se uma roda, todos de pé. Escolhe uma criança para ficar no centro da roda com olhos vendados e com uma varinha na mão. As crianças começam a girar na roda e cantar: Ah, minha gatinha parda, que em janeiro me fugiu, quem roubou minha gatinha você sabe, você sabe, você viu? Todos se calam. A que está no centro da roda toca em alguém com a varinha. A que foi tocada deve miar como um gato. Quem tocou tenta descobrir que é. Se descobrir, diz o nome e quem miou vai para o centro recomeçar a brincadeira. Se não acertar continua sendo a do centro, recomeça a brincadeira até adivinhar quem é. Caixinha de surpresas Antes de iniciar o jogo, escreve-se em papeizinhos várias tarefas engraçadas. Coloca dentro de uma caixinha.Sentados em círculo, a caixinha irá circular de mão em mão, até a música parar. Quem estiver com a caixinha na mão no momento que a música parar deverá tirar um papel da caixinha e executar a tarefa. Continua até acabar os papéis. Ceguinho Forma-se uma roda e uma criança fica no centro da roda com os olhos vendados. Todos deverão girar na roda e cantar “Pai Francisco”. Quando o ceguinho bater palmas, a roda deverá parar e ele caminhará para a frente e tocar no colega para adivinhar quem é. Estátua As crianças ficam em fila. Escolhe-se uma criança para começar a brincadeira. Esta criança começa a puxar as crianças perguntando antes de puxar: pimenta, pimentinha, pimentão ou sapatinho de algodão? Quem responder: - Pimenta: é puxada normalmente e virar estátua. - Pimentinha: é puxada devagar e virar estátua. - Pimentão: é puxada com força e virar estátua. - Sapatinho de algodão: deve ser carregada no colo e ao ser colocada no chão virar estátua. Após todos virarem estátua a líder diz: Entrei no jardim de flores, não sei qual escolherei, aquela que for mais bela, com ela me abraçarei. Então escolhe uma estátua para se abraçar. A escolhida deverá ser a próxima líder. Todos retornam à posição normal e recomeça a brincadeira. Estátua 2 Faz-se uma roda e todos vão rodando de mãos dadas e cantando a seguinte canção: “A casinha da vovó, cercadinha de cipó, o café tá demorando, com certeza não tem pó! Brasil! 2000! Quem mexer saiu!”. Todos ficam como estátua e não vale rir, nem se mexer, nem piscar, nem se coçar, quem será que vai ganhar? Formando grupos As crianças deverão ficar em roda girando e cantando. A professora irá bater palmas ou apitar e mostrar um cartão que deverá ter um número. Se o número for o 4 por exemplo, as crianças saem da roda e formam grupos de quatro e depois voltam para a roda, continua a brincadeira até não poder formar mais grupos. Quem ficar de fora sai da brincadeira. Lenço Atrás Os componentes deverão tirar a sorte para ver quem ficará com o lenço. Deverão sentar na roda com as pernas cruzadas. Quem estiver segurando o lenço corre ao redor da roda enquanto o grupo fala: Corre, cutia Na casa da tia Corre, cipó Na casa da avó Lencinho na mão Caiu no chão Moço bonito Do meu coração. O dono do lenço então pergunta: - Posso jogar? E todos respondem: - Pode! Um, dois, três! Deixa então o lenço cair atrás de alguém da roda. Este deverá perceber, pegar o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este sente no seu lugar. Se conseguir pegar aquele que jogou ele será o próximo a jogar o lenço, se não conseguir quem jogou o lenço continuará segurando o lenço para jogar atrás de outra pessoa. Peixinhos e tubarões Separados em dois times, deverão formar o time dos peixinhos e dos tubarões. No momento em que tocar uma música "piano", os peixinhos saem para passear. Quando tocar uma música "forte", os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos, que deverão voltar correndo. O peixinho que for pego vira tubarão. Senhor caçador As crianças ficam em roda e uma delas será o caçador que deverá ficar com os olhos vendados. Todos os outros cantam: “Senhor caçador, preste bem atenção! Não vá se enganar, Quando o galo cantar! Canta, galo!” Uma das crianças imita a voz do galo e o caçador deverá adivinhar quem é. Se não descobrir pagará uma prenda que o galo dirá qual é. Ir trocando as vozes dos bichos. Serra, Serra, Serrador Brincam duas crianças, uma de frente para outra, de pé, dando as mãos. Começam a balançar de trás para frente, indo e vindo e cantando: - Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou? Uma diz um número, por exemplo, quatro. Elas então deverão dar quatro giros com os braços sem soltarem as mãos. Subi na Roseira Duas crianças batem a corda e outras duas começam a pular e vão falando uma para outra: Ai, ai... O que você tem? Saudades. De quem? Do cravo, da rosa e de mais ninguém. Subi na roseira, desci pelo galho, fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio. Sai quem recitou e entra quem foi chamado Adoletá Adoletá Lepeti Peti Polá Lê café com chocolá Adoletá Puxa o rabo do tatu Quando quem saiu foi tu Puxa o rabo da cutia Quando sai a sua tia Quando um ganha o outro perde Não adianta disfarçar E tem que ficar ligado Quando a música parar. (Bate a mão direita com a direita do companheiro à sua frente e a esquerda com a esquerda). De marré Eu sou pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré Eu sou pobre, pobre, pobre de marré, deci Eu sou rica, rica, rica de marré, marré, marré Eu sou rica, rica, rica de marré, deci Quero uma de vossas filhas de marré, marré, marré Quero uma de vossas filhas de marré, deci Escolha a que quiser de marré, marré, marré Escolha a que quiserde marré, deci Eu sou pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré Eu sou pobre, pobre, pobre de marré, deci Eu sou rica, rica, rica de marré, marré, marré Eu sou rica, rica, ricade marré, deci Eu quero a (nome da criança) de marré, marré, marré Eu quero a (nome da criança) de marré, deci Que Oficio darás a ela de marré, marré, marré Que Oficio darás a ela de marré, deci Dou Oficio de chapeleira de marré, marré, marré Dou Oficio de chapeleira de marré, deci Este Oficio não me agrada de marré, marré, marré Este Oficio não me agrada de marré, deci Dou Oficio de costureira de marré, marré, marré Dou Oficio de costureira de marré, deci Este Oficio já me serve de marré, marré, marré Este Oficio já me serve de marré, deci (Ao aceitar o Oficio, a menina "pobre" passa para a fileira da "rica", este processo se dá até a ultima criança "pobre" passar para a fileira da "rica". E então as pobres que se tornaram ricas cantam:) Eu de pobre fiquei rica de marré, marré, marré Eu de pobre fiquei rica de marré, deci (E então as que eram muito ricas, perdem um pouco da riqueza, cantam:) Eu de rica fiquei pobre de marré, marré, marré Eu de rica fiquei pobre de marré, deci Fixação das notas Minha viola Eu tirei um dó da minh(á)* viola Da minha viola eu tirei um dó Dor...mir é muito bom, é muito bom Dor...mir é muito bom, é muito bom (Cantar rápido): É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um ré da minh(á) viola Da minha viola eu tirei um ré Re...mar é muito bom, é muito bom Re...mar é muito bom, é muito bom É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um mi da minh(á)viola, Da minha viola eu tirei um mi, Min...gau é muito bom, é muito bom Min...gau é muito bom, é muito bom É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um fá da minh(á)viola Da minha viola eu tirei um fá Fa...lar é muito bom, é muito bom Fa...lar é muito bom, é muito bom É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um sol da minh(á)viola Da minha viola eu tirei um sol So...rrir é muito bom, muito bom So...rrir é muito bom, muito bom É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um lá da minh(á)viola Da minha eu tirei um lá La...var é muito bom É muito bom La...var é muito bom É muito bom É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um si da minh(á) viola Da minha viola eu tirei um si Si...lêncio é muito bom, é muito bom Si...lêncio é muito bom, é bom demais É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom * Cantar como se a sílaba tônica fosse a última O Caranguejo Caranguejo não é peixe, Caranguejo peixe é Caranguejo só é Peixe na enchente da maré. Palma,palma,palma! Pé,pé,pé! Roda, roda, roda Caranguejo peixe é A mulher do Caranguejo tinha um caranguejinho: Deu no Ouro , deu na Prata, Ficou todo douradinho! Palma,palma,palma! Pé,pé,pé! façam roda minha gente Caranguejo peixe é! Fui a Espanha buscar o meu chapéu Azul e branco da cor daquele Céu Caranguejo só é peixe na enchente da maré Palma,palma,palma! Pé,pé,pé! Dança Crioula que vem da Bahia, Pega a criança joga na bacia. Bacia que é de ouro lavada com sabão Depois de areada enxugada com roupão Roupão é de seda enfeitada com filó Agora eu quero ver a ficar pra vovó. (se a criança não conseguir um par na dança fica para "vovó") (ai as demais crianças pedem a sua benção) A nossa benção vovó Roda, roda, cavalheiro Caranguejo só é peixe na enchente da maré. Palma é palma é palma Pé é pé é pé Você gosta de mim ô fulana (diz o nome da pessoa que está dentro da roda) Eu também de você ô fulana Vou pedir a seu pai ô fulana Para casar com você ô fulana Se ele disser que sim ô fulana Tratarei dos papéis ô fulana Se ele disser que não ô fulana Morrerei de paixão ô fulana Palma é palma é palma ô fulana Pé é pé é pé ô fulana Roda é roda é roda ô fulana Abraçarás quem quiser ô fulana (A pessoa abraça alguém que deverá vir para dentro da roda. Importante combinar antes da brincadeira que a mesma pessoa não poderá ser abraçada duas vezes e quem ainda não foi deverá ser abraçada trabalhando assim a socialização e afeto) Sambalê, lê Sambalê, lê tá doente Tá com a cabeça quebrada Sambalê, lê precisava É de umas boas palmadas Samba, samba, samba ô lê, lê Samba, samba, samba ô lá, lá Olhe morena bonita Como é que se namora Põe-se um lencinho no bolso Com as pontinhas de fora Samba, samba, samba ô lê, lê Samba, samba, samba ô lá, lá Trabalhando o ritmo Tanta Laranja Madura Tanta laranja madura menina, que cor são elas, Elas são verde-amarela, vira (nome da menina) cor de canela, vira (nome da menina) cor de canela. OBS: Cada vez que é dito o nome de uma participante (vira… cor de canela) esta ficará de costas para roda. Brincadeira de mãos Para conhecimento dos nomes dos alunos: Onde é que _________(Maria ) vai morar: Casa, castelo, buraco ou cemitério, casa, castelo, buraco ou cemitério - Stop - ( coloca-se números com os dedos) conta-se os números seguindo a mesma rima de cima casa castelo, buraco ou cemitério - até acabar os dedos. (aí é só rir a vontade) as crianças adoram - Pode ser feita outra forma - fazer meninas contra meninos - turma contra turma Jogos com fichas Jogo dos Sons *** = silêncio >>> = Palmas *** >>> >>> >>> *** *** >>> >>>>>> *** *** >>> *** >>> >>> >> Agora com as fichas iremos montar uma canção de som e silêncio ! Fazer fichas de papel ou montar um cartaz, ou até mesmo escrever no quadro negro as figuras correspondentes e jogar - alternar as figuras Créditos livro do professor objetivo - 2005 Jogo da ressonância Jogo das Ressonâncias 1- Brincadeira do peixinho: cada criança receberá um peixinho de papel de seda que deverá ser colocado no chão para que sopre, exercitando assim a respiração. 2 – Com os lábios fechados, pronunciar a letra MA ressonância deve ser contínua e regular. 3 – Ressoe sobre uma nota só. Maaa ..... Paaa.... Vaaa....Ma... Ma...... Va..... Fonte: livro do professor objetivo - 2005 Qual é a música? Bem simples mas gostoso de brincar. Escolhemos canções que o grupo já tem intimidade em cantar e executamos um techo da música. Pode ser com teclado ou outro instrumento , até a voz , assovio, podemos utilizar murmurando a melodia, gesticulando - com cartazes... e a criança deverá adivinhar a música e continua a cantar. Para incentivar a criança poderá ser escolhido o ajudante da aula de música com essa brincadeira! O primeiro que acertar é o ajudante! Brincadeira Saimon diz: Os participantes devem seguir o comando do prof. apenas quando ele diz a frase Simon diz - (então o prof dá o comando) cantar a música atirei o pau no gato Pular com um pé no ritmo da música tocar um trecho musical dançar....(intermináveis variações basta usar a criatividade) O obejtivo também é de enganar os participantes - dizendo Simon não quer...O aluno que errar Paga prenda ou um mico pré determinado.

Nenhum comentário: