sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Adaptação

Adaptação Escolar Justificativa: Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor. Objetivo: Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando; Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo. Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários. Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina; Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista; Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades; Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança. Conteúdos Conceituais Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar; Conhecer o espaço físico e a rotina da escola; Construção da própria imagem e da identidade; Valorização positiva da própria identidade; Elaboração oral e coletiva de regras de convivência. Conteúdos procedimentais Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola; Reconhecer as pessoas e suas funções na escola; Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola; Reconhecimento dos espaços que são de seu uso; Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos; Aceitação da separação; Hábitos de autonomia com seus pertences. Conteúdos Atitudinais Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação; Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar; Participação na vida da escola; Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros; Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades; Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar; Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário. Contemplação das áreas Língua Portuguesa Linguagem oral: Conversas, relatos de vivências, narração; Nomear a professora, funcionários e colegas; Linguagem escrita: Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes; Pseudoleitura das regras de convivência. Matemática Orientação Espacial; Percurso de trajeto, localização; Contagem oral; Jogos matemáticos; Leitura de calendário. Natureza e Sociedade Profissões (apresentação de funcionários e suas funções); Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar. Visual Pintura livre (interferência); Modelagem Recorte e colagem; Fantoches, vídeos, slides. Movimento Roda cantada; Ginástica; Dança; Jogos simbólicos Esquema corporal. Música Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

Nenhum comentário: